Anthropolands participa no curso História, Ambiente e Conhecimento no Antropoceno

Os investigadores do CIUHCT e do projecto Anthropolands Maria Paula Diogo, José Luís Câmara Leme e Davide Scarso participaram como docentes no curso História, Ambiente e Conhecimento no Antropoceno na prestigiada FIOCRUZ, no Rio de Janeiro.


Maria Paula Diogo, José Luís Câmara Leme e Davide Scarso, todos investigadores do CIUHCT e do projecto Anthropolands, participaram como docentes no curso História, Ambiente e Conhecimento no Antropoceno que teve lugar na prestigiada FIOCRUZ, no Rio de Janeiro, entre 14 e 17 de Maio de 2019. No mesmo curso participaram outros nomes de referência sobre o tema do Antropocénico na área das Ciências Sociais, como José Augusto Pádua (URFJ), Thiago Mota Cardoso (UFBA) e Deborah Danowski (PUC-Rio). Dirigido para investigadores em pós-graduação da FIOCRUZ e de outras instituições de ensino superior do Rio de Janeiro (40 vagas) permitiu, também, via transmissão em tempo real online, a presença de pós-doutorandos de todo o Brasil (140 vagas), tendo as inscrições esgotado.

A presença do Anthropolands e do CIUHCT neste curso reforça, por um lado, a sua liderança em Portugal no debate sobre o Antropocénico no contexto das Ciências Sociais e, por outro, as relações entre a investigação e a docência portuguesa e brasileira. O curso ficará em breve disponível no Campus Virtual da FIOCRUZ.