BIOFONIAS SEM PRIMAVERA: Finissage da exposição Soundscape Campus // 24 MAI @FCT-NOVA, Monte de Caparica

“As aves – e, portanto, os seus trinos – são indicadores-chave da transformação da paisagem e da fragilidade dos ecossistemas. Para encerrar a exposição “Soundscape Campus”, convidamos um ornitólogo, um historiador da tecnologia, o colectivo de artistas West Coast e o público em geral para uma reflexão sobre como pode o som falar-nos de tecnologia, ecologia e futuro. Será a crise do Antropocénico também ela uma crise de audição? O que alcançamos quando aprendemos a escutar?”



Sobre o evento:

Workshop de encerramento da exposição Soundscape Campus, com o colectivo West Coast.


Performance “Bird Sampling”, de West Coast:

West Coast é uma plataforma nómada de criação artística em torno de culturas costeiras, pegadas humanas e ecologias. Esta plataforma vem trabalhando numa série de peças sonoras a partir da singularidade dos cantos das aves de algumas espécies que se encontram hoje em risco de extinção. Procurando a relação entre o natural e o mecânico, nas suas obras utilizam materiais naturais, como o mel e as sementes, bem como objectos industriais respigados, tais como chumbos de pesca, mangueiras e bolas de pingue-pongue. Nesta ocasião, membros do West Coast irão fazer uma performance com a sua mesa sonora “Bird Sampling”, partilhando o seu processo criativo.


Programa:

  • Boas-vindas e Apresentação (com Maria Paula Diogo, Ivo Louro e Davide Scarso)
  • Trino 1 — Workshop participativo (com o colectivo West Coast): Este workshop é um convite a participar no olhar, trabalho e pesquisa do West Coast sobre as aves e culturas em risco de extinção, a poluição e a mudança climática e as outras transformações antropocénicas. O público poderá inventar e criar ele próprio novos “DIY bird-songs”, sem esquecer que os pássaros mecânicos não polinizam flores, nem comem mosquitos, nem vivem sem o ser humano.
  • Trino 2 — “Mudança climática e mudança acústica” (a cargo de um/a ornitólogo/a por confirmar): Como a mudança climática é uma mudança acústica? Como ambas têm a ver com indicadores numéricos e experienciais de poluição, temperatura e biodiversidade?
  • Trino 3 — “Sons entre as ruínas nucleares”(com Jaume Valentines-Álvarez): É a primavera silenciosa desde 1945? Que mostram as paisagens nucleares do deserto do Nevada Test Site? Que se ouve além do vento? Há possibilidade de trinos sobre as ruínas? E fora delas? Discussão final